Compromisso Social

Grupo CCPA, controlador da IBERSAN, contribuindo para o fim da miséria em Madagascar

Durante uma missão comercial em Madagascar, datada de Julho de 2012, os coladoradores do Grupo CCPA Nicolas Hubert e Selim Bouchared descobriram um grupo de famílias vivendo em situação de extrema pobreza na região de Antsirabe, Madagascar. Em uma parceria formada entre o Grupo CCPA, a fundação Espoirs d’Enfants e o distribuidor do grupo naquele país, a empresa MPS, definiu-se apoiar estas famílias para que possam melhorar suas condiçnoes de vida, alimentação e renda de forma sustentável. Graças a esta visão social e progressista, nos orgulhamos em divulgar a abertura de um centro de avicultura neste ano de 2016, em Madagascar.

Crianças ajudadas pela fundação Espoirs d'Enfants em Madagascar

Crianças ajudadas pela fundação Espoirs d’Enfants em Madagascar

Este centro de avicultura foi construído a 4 quilômetros de Antsirabe, a terceira maior cidade de Madagascar, situada a 1.500 metros de altitude. Para Isabelle Legendre, presidente da fundação Espoir d`Enfants, o centro de avicultura “é a melhor forma de ajudar as famílias cujo rendimento não exceda 1 dólar por dia e que têm pouca experiência em agricultura, para que consigam por si mesmo os meios de subsistência, alimentos e autonomia financeira”.

De 1 dólar por dia para 1.200 galinhas

Após análise da situação daquelas famílias, foi tomada a decisão de capacitá-los para que pudessem ter sua própria criação de aves, gestão e venda de ovos, permitindo se que tornem independentes e dando-lhes os meios para criar seu próprio negócio.

Por isso, foi construído um centro de treinamento em aves poedeiras, que inclui um edifício para a formação teórica, além de um rebanho inicial de 1.200 aves por família. Um veterinário também foi contratado para o local, e o projeto é também acompanhado pelo Sr. Dominique Bechet, profissional com experiência em aves poedeiras no continente africano.

O centro também acolherá outras famílias que tenham interesse em aprender sobre este negócio, além de apoiar os criadores que já existiam para que melhorem suas práticas de produção e gestão. Os recursos financeiros deste projeto são em sua maioria doados pelo Grupo CCPA.