Newsletter 09 – Saúde dos cascos em rebanhos leiteiros

news9-01

As fotos abaixo ilustram a triste realidade sanitária em grande parte dos animais nas fazendas leiteiras em todo o mundo. As perdas econômicas decorrentes dessas afecções nos cascos não são nada desprezíveis para os pecuaristas.

 afeccoes-podais

A literatura médica veterinária documenta pelo menos nove tipos de doenças mais comuns nos cascos de ruminantes. Geralmente, os animais acometidos compensam as lesões evitando distribuir o peso igualmente entre as patas para diminuir a dor provocada pela doença. Para mostrar seu sofrimento o animal começa a emitir sinais de dificuldade de locomoção e assim está instalada a “manqueira”.  DIAS e MARQUES JUNIOR (2003) afirmaram que em média, 93% dos  problemas locomotores dos ruminantes ocorrem nos cascos.

Estudos científicos mostram que a prevalência das lesões de cascos é mais crítica em países subdesenvolvidos e/ou em desenvolvimento (como é o caso do Brasil), quando comparados aos países desenvolvidos (entre 30% e 40% contra 10 a 12% nos países desenvolvidos).

Borges et al. (1992) observaram índices de até 14,17% de afecções podais em bovinos leiteiros submetidos a diferentes sistemas de manejo. Dentre os principais fatores que acarretam as doenças podais destacam-se os nutricionais, genéticos e os ambientais, além da diferença de distribuição de peso entre os dígitos, que também é fator importante nas alterações que levam à claudicação. As claudicações levam a perdas consideráveis na produção de leite, situando-se em média, nos casos graves, em 20% da lactação (Martins 2002), além de perdas reprodutivas, de valor genético, gastos com tratamentos, maior incidência de mastite e até a morte do animal. Nesse cenário preocupante, prevenir é melhor que ter que medicar mais tarde!

O DELTA PEDITONIC® é um inovador aditivo de dupla ação desenvolvido por pesquisadores do Grupo CCPA (França), trazido ao Brasil pela IBERSAN®, que atua preventivamente para reduzir em até 45% os problemas de cascos e suas afecções. Além desse benefício, testes de campo mostram aumento de até 1,8 litros de leite por animal por dia. A taxa de retorno do investimento neste aditivo pode chegar a 160% ao ano!*

Orientações sobre prescrição do DELTA PEDITONIC® podem ser obtidas diretamente com os consultores da IBERSAN ou pelo e-mail atendimento@ibersan.com.br.

news9-03